6 de jan. de 2013

Guzaarish - O Pedido (Guzaarish, 2010)

"A vida é muito curta, meus amigos. Mas longa o suficiente se vivida de todo o coração. Então vá e quebre as regras, esqueça a pressa, ame de verdade e nunca se arrependa de algo que o fez sorrir."
(Ethan, Guzaarish - O Pedido)

   Confesso que não sou de chorar em filmes, mas nesse foi inevitável. E como eu poderia não chorar? A estória é emocionante e o filme é perfeito. Sim, eu estou falando sobre o filme indiano Guzaarish - O Pedido, quinto filme da maratona 365 Dias e 365 Filmes.
   Eu fico cada vez mais apaixonada pelo cinema indiano, quanto mais eu assisto mais quero mais. Acho que minha paixão pelo cinema indiano só aumentou do ano anterior para esse ano, antes eu apenas gostava, mas hoje eu posso dizes que viciei, completamente! 
   Indo direto ao ponto: Guzaarish conta a estória de um homem tetraplégico, que em um momento da vida de repente decide recorrer à eutanásia. A eutanásia para quem não sabe não é permitida, então o Ethan precisa recorrer a diversas batalhas judiciais para que seu pedido seja atendido.
   Considero a eutanásia como um tema polêmico, não tão polêmico quanto outros temas, mas é um tema difícil de lidar, já que em um caso de pedido de eutanásia as pessoas e principalmente a família de quem faz esse pedido segue relutantemente. Esse não foi o caso de Ethan, é claro que tiveram personagens que demoraram a aceitar essa partida, como a enfermeira, Sofia. 
   Sofia é devotada a Ethan, ela larga seu marido, sua família e todo o resto só para passar esses momentos difíceis com ele. A prova de amor que Sofia prestou a ele foi uma das mais verdadeiras que uma vez poderia ter existido. O amor deles foi tão verdadeiro e tão emocionante, por mais que houvesse sofrimento nesse filme eu me senti viva, como se estivesse voando, eu acho que essa foi mais ou menos a sensação provocada pelo filme.
   A estória em si já é uma coisa tocante, Ethan aparentemente é um cara alegre, mas por dentro de toda alegria existe aquele sufocamento, como se eles sofresse e ninguém prestasse atenção. Bem, Sophia presta atenção, mas ela é a primeira a odiar a ideia da eutanásia, tipo: "Eu larguei toda minha vida por esse homem e agora ele quer morrer?" 
   Mas o filme não fala só sobre o projeto eutanásia, que Ethan criou para as pessoas votarem tentando convencer o juiz. Guzaarish também mostra algumas cenas de Ethan no passado, eu achei muito interessante aquela coisa do ilusionismo e até a forma que o "acidente" dele aconteceu. As partes da rádio também me comoveram demais, achei lindo ver velhos conhecidos de Ethan pedindo desculpas e até dizendo não ao tal projeto eutanásia. 
   A fotografia é linda. Eu adoro cores frias e com certeza adorei as cores desse filme, não tem como ter dores de cabeça, pois são cores tão belas e delicadas, maravilhoso!
   As atuações são maravilhosas, Hrithik Roshan deu um show, eu nem me lembrava que já tinha visto ele em outro filme, pois ele está realmente irreconhecível no personagem. A Aishwarya Rai também está ótima no filme no papel de Sofia, eu acho que é impossível não se apaixonar, tanto pela atriz como pela personagem. O amor de Sofia por Ethan foi realmente belíssimo. Hrithik Roshan e Aishwarya Rai trabalharam juntos em mais dois filmes, Jodhaa Akbar e Dhoom 2, filmes que eu vou procurar assistir recentemente já que amei a química entre esses atores. 
   Guzaarish é perfeito, eu realmente não sei como falar sobre todas essas sensações que eu tive com esse filme, eu cheguei até a chorar, coisa que nunca acontece.  
   Guzaarish em poucas palavras para mim foi um filme triste, mas nunca deixando de lado o encanto e beleza. E mesmo que morrer possa parecer algo ruim, pode ser uma vez uma sensação de liberdade. Guzaarish - O Pedido nos ensina que a vida é para ser vivida a cada momento sem ressentimentos de ser feliz. A última cena é linda, Ethan aproveita sua vida até o ultimo segundo e isso é realmente uma lição. 
   Guzaarish - O Pedido pode ser encontrado legendado no site Filmes da Índia, lá também tem vários filmes indianos legais para baixar.
   Eu espero que gostem de Guzaarish, não pense em assistir, assista sem pensar, porque esse filme é realmente maravilhoso!
   Gostaram da resenha? Então eu peço que comentem, não sejam fantasmas. Au revoir!

4 comentários:

  1. qual seria uma ação social e um fato social dentro do filme?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Posso assumir que estou numa relação de amor com cinema indiano. Esse é o segundo filme que me atraiu profundamente. O primeiro foi kites, as barreiras do amor. Com o mesmo ator, mas atuação tão incrível quanto.Mas esse filme fez me apaixonar pela atuação desse homem. Fotografia, atuação, elenco tudo simplesmente flui em harmonia. A história é suave e ao mesmo tempo um tapa na nossa cara. Eutanásia é um tema difícil. Difícil de imaginar no lugar daquele que anseia por ela. Difícil dizer sim ou não e sentir a dor interna. Morri de compaixão por Enthan, senti junto sua dor que aflorava mesmo que por fora ele esboçasse um sorriso. Esse filme sem dúvida é incrível!

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amo esse filme, primeiro porque amo filmes indianos e suas cores e danças, esse ar de magia que ele traz, e segundo porque penso exatamente como o protagonista (o ator é de uma beleza impressionante, a propósito - hehehe) eu sempre digo aqui para amigos e namorados que se eu algum dia eu quisesse, por algum motivo, tirar minha vida, eu deveria ter esse direito... minha irmã é advogada e já tentou me mostrar alguns pontos sobre isso, mas eu sigo achando que o Estado não pode ter uma vontade maior que a minha... sou filha de um veterinário, e é uma prática entre eles, quando algum animal está ferido demais que eles sabem que não tem como melhorar, matá-lo para que não morram em agonia de sofrimento por tempo indeterminado, é como ter clemência pelo bicho... só com humanos que não há isso? É muito curioso... bichos não merecem sentir dor e morrer em agonia, humanos merecem? Ter nascido na America Latina com uma influência absurda da Igreja Católica (e hipócrita, porque o que as pessoas não querem é serem vistas como cruéis - mesmo que sejam em seu íntimo e mostrem isso em outras instâncias) dá nesse tipo de coisa... :/

    ResponderExcluir

(: